Ouvidoria-Geral realiza entrega do Prêmio Justiça para Todas e Todos - Josephina Bacariça e promove Seminário de Boas Práticas na Defensoria Pública  
Imprimir  Enviar  Fechar
Veículo: DPESP
Data: 17/5/2018
 
A Ouvidoria-Geral realiza no próximo dia 22/5 a entrega do Prêmio Justiça para Todas e Todos - Josephina Bacariça. A premiação reconhece atuações na Defensoria Pública que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e para a desburocratização e melhoria do acesso à justiça. O objetivo é estimular e reconhecer boas práticas de iniciativa das pessoas que trabalham na instituição, dando visibilidade a ações e profissionais de destaque.
 
São três categorias distintas: Defensor/a Público/a, Servidor/a Público/a e Órgão de Defensoria Pública. As pessoas agraciadas foram escolhidas pelo Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral, órgão auxiliar composto por pessoas externas à instituição.
 
Nesta edição, a entrega do Prêmio será precedida do “I Seminário de Boas Práticas na Defensoria Pública – Novos caminhos para acesso à justiça”. Durante o evento, serão expostas todas as práticas inscritas, além de uma reflexão sobre como essas contribuições auxiliam na melhoria do trabalho e atendimento pela Defensoria Pública. A abertura do evento irá contar com as presenças do Defensor Público-Geral, Davi Depiné, do Ouvidor-Geral, Alderon Costa, do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Pedro Strozemberg, e de Flávia Rahal Bresser Pereira, Conselheira Consultiva da Ouvidoria-Geral.
 
O Seminário será realizado a partir das 9h, no Auditório da Defensoria Pública – Rua Boa Vista, nº 200, na Capital. Clique aqui para ver a programação.
 
Já a entrega do Prêmio será às 18h30 na Cia Pessoal do Faroeste – Rua Triunfo, nº 301, Bairro da Luz, Capital.
 
Não há necessidade de inscrições prévias.
 
Conheça as pessoas ganhadoras do Prêmio Justiça para Todas e Todos:
 
Na categoria Defensor/a Público/a será premiado o trabalho do Defensor Público André Eugênio Marcondes, que atua na Unidade São José dos Campos, no planejamento da Associação dos Familiares e Amigos dos Presos e Egressos que possibilitou melhorias no sistema carcerário da região. A prática já beneficiou cerca de 2 mil detentos e seus familiares. Haverá, ainda, uma Menção Honrosa à Defensora Coordenadora Auxiliar do Núcleo de Direitos do Idoso e  da Pessoa com Deficiência, Fernanda Dutra Pinchiaro.
 
Na categoria Servidor/a Público/a a premiada será Josy Rosa, que atua na Unidade Registro, por ter criado um fluxo de atendimento jurídico pela Defensoria às mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pela “Patrulha da Família” – programa que fiscaliza se as medidas protetivas estão sendo cumpridas. As demandas jurídicas são encaminhadas para a Defensoria Pública. Cerca de 400 mulheres já foram beneficiadas
 
Já na categoria Órgão de Defensoria Pública o agraciado foi o Centro de Atendimento Multidisciplinar da Regional Central pela prática na qual a Defensoria e a Secretaria Municipal de Educação atuam em conjunto na garantia de direitos de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. A prática contribui com o processo de aprendizagem das crianças e na garantia da convivência familiar e comunitária e estimula uma ação estratégica dos equipamentos das políticas públicas do território. Também haverá Menções Honrosas ao Núcleo de Habitação e Urbanismo, ao Grupo de Assessoria Interdisciplinar (GAI) e aos demais Centros de Atendimento Multidisciplinares.

Imprimir  Enviar  Fechar