Defensoria Pública de SP inaugura nova sede em São Bernardo do Campo  
Imprimir  Enviar  Fechar
Veículo: DPESP
Data: 3/12/2019
 

 

A Defensoria Pública de SP inaugurou na manhã desta terça-feira (3/12) sua nova sede na cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da Capital. O novo prédio está localizado na Rua Luiz Ferreira da Silva, nº 172. 

A nova sede da instituição dispõe de ambiente arejado e espaçoso, além de um fraldário e uma brinquedoteca para as crianças que aguardam o atendimento dos pais. O espaço também está de acordo com padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.

  
 

Na solenidade, o Defensor Público-Geral do Estado, Davi Depiné, falou da satisfação em inaugurar um novo espaço. “Inaugurar uma nova casa é sempre motivo de orgulho, ainda mais quando esta casa tem por finalidade atender bem o cidadão que depende do serviço da Defensoria Pública para acessar a Justiça”. Ele relembrou que, antes de haver Defensoria Pública em São Paulo, a assistência judiciária era tratada de forma secundária na estrutura estatal, mas nos 13 anos que se seguiram desde então, foi possível superar muitas dificuldades. “Em 13 anos, a Defensoria Pública conseguiu superar muitas dificuldades e desafios, e hoje conseguimos prestar um serviço de boa qualidade à população que nos procura”.

O Defensor Coordenador da Unidade de São Bernardo do Campo, Felipe Capra, disse que a nova sede confere mais dignidade às pessoas atendidas. “As pessoas que nos procuram dependem de uma atenção especial, além da burocracia que é comum aos órgãos públicos em geral. Este novo prédio dá dignidade às pessoas atendidas, que encontram um espaço adequado, climatizado, bem estruturado”, apontou. Ele também agradeceu a Juízes/as, Promotores/as e demais autoridades pela cordialidade com que as demandas apresentadas pela Defensoria são tratadas.

  
 

O Defensor Coordenador da Regional do Grande ABCD, Cláudio Lúcio de Lima, lembrou que a Defensoria Pública era um sonho de alguns procuradores que, em 2006, optaram por dar início à então nova instituição. “Poder ver a Defensoria Pública crescendo, com Defensores em diversas cidades e com estrutura tão boa, é saber que aquele sonho foi realizado”.

Débora Pezzuto, Diretora da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), disse que a inauguração de novos espaços é um marco na missão constitucional da Defensoria Pública em promover o acesso à Justiça. “Não basta a letra da lei sem os meios necessários para efetivá-la. Ter uma Unidade bem equipada e estruturada para receber com dignidade os usuários é cumprir a nossa missão constitucional”, afirmou.

 

Também estiveram presentes ao evento a 2ª Subdefensora Pública-Geral, Fabiana Zapata, o Juiz Diretor do Fórum de São Bernardo do Campo, Gustavo Dall’Olio, o Promotor Ulisses Cardoso de Oliveira Santos, representando a Procuradoria Geral de Justiça, a Assessora da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Dolores Zacharias, representando o Prefeito Municipal, a advogada Carmela Delisóla, representando a Presidência da OAB local, Vera Lúcia Thomazeli Pisani, assistente social do Centro de Referência e Apoio à Mulher (CRAM), além de Juízes/as, Promotores/as de Justiça, Advogados/as, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade civil. 

Atendimento

O atendimento inicial em São Bernardo do Campo é realizado de segunda a quinta-feira, com distribuição de senhas entre 7h e 8h e não há limitação do número de pessoas a serem atendidas. Todas as pessoas que comparecerem nesse horário serão atendidas na própria manhã de comparecimento.

A Defensoria Pública atende, em regra, pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e sua unidade em São Bernardo do Campo conta com 13 Defensores Públicos com atuação em áreas de família, cível, fazenda pública, criminal, execução penal, e infância e juventude.

Serviço:
Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Unidade São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Luiz Ferreira da Silva, nº 172
Distribuição de senhas: de segunda a quinta-feira, das 7h às 8h


Imprimir  Enviar  Fechar