A
Defensoria Pública de São Paulo lançou no dia 24 de agosto seu novo sistema de atendimento à
população, que possibilita o agendamento de demandas por meio de DEFI,
assistente virtual automatizado, no site da instituição (www.defensoria.sp.def.br).
A nova ferramenta busca
agilizar e garantir um atendimento cada vez mais célere e dinâmico à população,
diminuindo também a necessidade de deslocamentos físicos a prédios da
Defensoria.
Novo sistema
O assistente virtual “DEFI” é
um sistema de conversa online (chat) com respostas automatizadas de um robô que
funciona por inteligência artificial, criado para receber informações básicas
dos usuários da Defensoria (ex.: nome, CPF e renda familiar), compreender a
demanda e encaminhar à unidade competente para atendimento. O sistema pode ser
acessado por computador ou smartphone conectado à internet.
Por meio desse sistema, os
usuários poderão optar por um dentre os horários e datas disponíveis na agenda
da unidade e marcar seu atendimento. Feito o agendamento, a pessoa receberá uma
senha para acesso a um chat com a equipe de atendentes da Defensoria na data e
no horário marcados, por meio do qual é possível também enviar e receber
documentos – evitando deslocamentos físicos apenas para entrega de papéis.
DEFI integra o projeto
“Defensoria Digital”, ao lado de uma série de ferramentas virtuais de
atendimento e trabalho que vêm sendo implementadas pela Defensoria Pública
paulista nos últimos anos. Impulsionado pela situação de pandemia, o novo atendimento
virtual inaugura uma nova fase na atuação da instituição, projetado para
remodelar de maneira perene a recepção de demandas da população.
“São várias novas ferramentas
tecnológicas incorporadas pela Defensoria Pública para garantir um atendimento
cada vez mais amplo, fácil e dinâmico para a população. A partir de agora, além
de conseguir agendar uma data e horário mais conveniente para atendimento
remoto ou presencial, as pessoas também poderão enviar pela internet os
documentos necessários para seus casos”, diz Florisvaldo Antônio Fiorentino
Júnior, Defensor Público-Geral do Estado.
O agendamento por meio do DEFI
vale para todas as unidades da Defensoria no Estado de São Paulo. Caso a pessoa
interessada no atendimento resida em alguma cidade onde não há unidade da
Defensoria instalada, a demanda será encaminhada para as entidades conveniadas
cabíveis.
O telefone de ligação gratuita
0800 773 4340 continua funcionando para agendar atendimento, para pessoas que
moram nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Campinas.
Em regra, a Defensoria Pública
de São Paulo atende pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por
mês.
Por ora, em razão da pandemia de Covid-19, as Unidades da Defensoria não
estão abertas ao público para atendimento presencial. Quando isso ocorrer, os
atendimentos presenciais passarão a ser, em regra, mediante agendamento pelo
sistema virtual. |