Nova página lançada pela Defensoria informa andamento de propostas aprovadas no Ciclo de Conferências da instituição  
Imprimir  Enviar  Fechar
Veículo: DPE-SP
Data: 2/6/2021
 
Para facilitar o monitoramento do Plano de Atuação da Defensoria Pública de SP pela sociedade civil, a instituição lançou uma nova página que informa o andamento de cada uma das atividades previstas no documento, divididas em 10 eixos temáticos.

As propostas que compõem o Plano de Atuação são elaboradas pela sociedade civil durante os Ciclos de Conferências da Defensoria, uma série de eventos realizados a cada dois anos para ouvir da população de todo o Estado quais são os principais problemas enfrentados e sugestões de como a instituição pode atuar para resolvê-los.

Além das 30 propostas aprovadas no último VII Ciclo de Conferências, realizado em 2019, foram acrescentadas ao atual Plano de Atuação (biênio 2020-2021) outras 21 propostas, de um eixo especial de enfrentamento aos efeitos da pandemia, somando ao todo 51 iniciativas previstas no documento.

O “Eixo Especial COVID” foi elaborado pela administração superior e pelos Núcleos Especializados da Defensoria, com base em demandas recebidas pelos Núcleos, canais de atendimento da Defensoria e sugestões da Ouvidoria-Geral. 

A nova página criada informa o andamento da implementação de cada proposta, por meio de painéis e gráficos interativos, e oferece um canal para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários sobre as iniciativas previstas no Plano de Atuação, em um campo específico ao lado de cada uma delas. As propostas são apresentadas em diversos formatos (texto, vídeo e Libras – Língua Brasileira de Sinais), para garantir maior acessibilidade ao conteúdo.


Reunião online de monitoramento 

Na última terça-feira (1º/6), a Defensoria realizou uma reunião online de monitoramento do VII Plano de Atuação da instituição. O evento contou com a participação de mais de 40 delegados/as, representantes da sociedade civil que participaram da escolha das propostas que integram o Plano no último Ciclo de Conferências.

Durante o encontro virtual, a administração superior e os Núcleos Especializados da Defensoria falaram sobre as atividades desenvolvidas, destacando os temas relacionados às propostas aprovadas na Conferência Estadual, em novembro de 2019, evento que encerra o Ciclo de Conferências. A reunião contou também com a participação da Ouvidoria-Geral da Defensoria, que atua no monitoramento das propostas. 

 


Imprimir  Enviar  Fechar