Acesso  


Trata-se de ferramenta para busca, localização e identificação dos serviços que atendem à população em situação de rua no estado de São Paulo. A organização do presente mapeamento tem como referência o território das Regionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP).

 

 

Este é um instrumental voltado às/aos profissionais da DPESP, que visa ofertar suporte e facilitação do atendimento ao público, permitindo a identificação de informações para a realização de contato com os equipamentos, encaminhamento da população aos serviços, acesso extrajudicial a direitos, diagnóstico do território para eventual propositura de ações judiciais, além de outras intervenções.

Apenas fazem parte do mapeamento os serviços das localidades que contam com Unidade da Defensoria e seu Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM). Desta forma, Unidades que ainda não possuem o CAM não constam no presente trabalho.

Considerando que esta ferramenta se constitui como material de apoio às/aos profissionais da Defensoria Pública, cuja atualização de seus dados ocorre de forma periódica, a Instituição não se responsabiliza por quaisquer disparidades dos dados nele constantes.

Para sugestões de melhoria da ferramenta, dúvidas e atualizações das informações sobre os serviços, favor enviar e-mail para assessoria.civel@defensoria.sp.def.br, colocando como assunto da mensagem "Georreferenciamento Pop Rua".

 

ORIENTAÇÕES PARA OS ENCAMINHAMENTOS

Antes de realizar qualquer encaminhamento é imprescindível:

  • Verificar se na sua Unidade/Regional existe algum fluxo específico (modelo de encaminhamento, porta de entrada etc.), pactuado com os serviços da rede;
  • Realizar contato prévio com o serviço para confirmar o fluxo de encaminhamento;
  • Discutir, ainda que de forma resumida, o caso com profissional do serviço e informar sobre o encaminhamento que pretende realizar;
  • Confirmar endereço, dias e horários de atendimento para que a/o usuária/o não compareça inutilmente no local informado;
  • Quando o encaminhamento for realizado por escrito, utilizar papel timbrado, colocar o nome da/o profissional do serviço que passou as orientações por telefone, além dos dados do equipamento (endereço, telefone, dia e horário de comparecimento).

ATENÇÃO: Alguns serviços, como Centros de Acolhida de determinadas regiões, não funcionam como "porta aberta", ou seja, recebem o público apenas por meio de encaminhamento de equipamento específico. Por isso, é importante realizar contato prévio para obter informações como essa. Muito embora alguns Centros de Acolhida sejam somente acessíveis por intermédio de CREAS e/ou Centros POP, eles também são listados no mapeamento eis que, em muitos casos, há a necessidade de acionamento do serviço para discussão/verificação da situação da/o usuária/o.


Organização: Grupo de Apoio Interdisciplinar (GAI) das Assessorias Cível e Criminal da Defensoria Pública-Geral do Estado de São Paulo

Mapeamento dos Serviços: Assistentes Sociais e Psicólogas/os dos CAMs da DPESP

Georreferenciamento: Gilson Fernando Laforga – Agente de Defensoria da Primeira Subdefensoria Pública-Geral do Estado de São Paulo e Melina Machado Miranda – Agente de Defensoria Assistente Social

Última atualização pontual: out/2018  



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