Ampliação da Triagem Virtual para todo o Estado

O atendimento inicial especializado (triagem cível) é a porta de entrada do atendimento da Defensoria Pública, referenciando o serviço e oferecendo orientação jurídica integral e gratuita a toda população.

A proposta de ampliar o modelo de triagem virtual para as comarcas que ainda não contam com a presença física da Defensoria, para além de criar mais uma opção de acesso aos nossos serviços, aumenta a capilaridade da Defensoria Pública, aproximando o/a cidadão/ã da Instituição.

O projeto prevê a realização de atendimento inicial a usuários/as, com a orientação jurídica, direcionamento para agentes conveniados e adoção de medidas pontuais, como expedição de ofícios e encaminhamento às alternativas de solução extrajudicial de conflitos.

A realização dessa atividade de forma centralizada aumenta o padrão de excelência dos serviços, qualifica o atendimento, produz dados úteis à gestão do atendimento presencial e, ainda, gera economicidade para a Instituição, tendo em vista que há muitas demandas conciliáveis que hoje são objeto de judicialização.

Público-alvo

População hipossuficiente das cidades desprovidas de unidades da Defensoria Pública.

Problema

Ausência de atendimento direto da Defensoria Pública na triagem das cidades que não contam com unidade da Instuição.

Causa

Baixa capilaridade das unidades da Defensoria Pública pelo estado.
Limitações de infraestrutura e logística para atendimento presencial em todos os Municípios.
Restrições operacionais para viabilizar contratação, treinamento e estruturação de atendimento presencial nos Municípios desprovidos de unidade da Defensoria Pública.

Solução

Criação de uma Central Remota de Atendimento Inicial Especializado ao Público, para ofertar atendimento digital à população hipossuficiente das cidades que não desfrutam de unidade da Defensoria Pública.

Objetivo Geral

Implementar uma Central de Triagem Digital para otimizar e expandir o atendimento da Defensoria em comarcas sem unidade própria.

Objetivos específicos
  1. Possibilitar atendimento remoto para a população hipossuficiente que atualmente não possui acesso ao atendimento direto da Defensoria;
  2. Referenciar a Defensoria Pública como instituição responsável pela assistência jurídica à população hipossuficiente;
  3. Capacitar equipes para atendimento inicial especializado;
  4. Implementar um projeto piloto para testar e ajustar o modelo antes da expansão completa.
Insumos
  1. Campanha de comunicação para cidades ainda não atendidas;
  2. Defensores/as Públicos/as responsáveis pela supervisão, em regime de acumulação das Defensorias de Atuação Estratégica;
  3. Equipe de atendimento, de apoio administrativo e CAM dedicada ao projeto
  4. Estrutura física para coordenação;
  5. Recursos para capacitação e avaliação do atendimento;
  6. Tecnologia de inteligência artificial para triagem;
  7. Mapeamentos de realidades locais, equipamentos públicos e fluxos;
  8. Convênios de assistência suplementar para encaminhamento dos casos que demandem judicialização;
  9. Monitoramento dos dados referentes aos atendimentos, inclusive para subsidiar a realização de Atividades Itinerantes e a atuação das Defensorias de Tutela Coletiva.
Atividades
  1. Criar plano de capacitação para equipes envolvidas na atividade;
  2. Monitorar continuamente os fluxos e ferramentas de atendimento digital;
  3. Avaliar a qualidade da triagem digital;
  4. Integrar ferramentas de IA ao processo de triagem;
  5. Produção de relatórios com as informações decorrentes do monitoramento dos atendimentos.
Produtos e serviços
  1. Central de Triagem Digital operacional e em expansão;
  2. Equipe capacitada para atendimento inicial especializado;
  3. Sistema de inteligência artificial para otimização da triagem;
  4. Campanhas de comunicação para cidades ainda não atendidas;
  5. Feedback e ajustes com base em projeto piloto;
  6. Relatórios com dados sobre os atendimentos realizados na triagem digital.