Mutirão

Defensoria Pública de SP lança ação #DáPraResolver em comemoração aos 20 anos

Ação gratuita na Praça João Mendes oferece atendimento jurídico, orientação financeira e articulação direta com parceiros

Publicado em 28 de Janeiro de 2026 às 11:37 | Atualizado em 28 de Janeiro de 2026 às 11:37

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo promove, no sábado (07), a ação #DáPraResolver na Praça João Mendes, no centro da capital, das 9h às 13h. O evento é um circuito de atendimentos itinerantes que celebra os 20 anos da instituição e reforça seu compromisso com a cidadania e os direitos humanos. 

O que é o #DáPraResolver? É uma iniciativa que visa intensificar a presença da instituição nos territórios e aproximar a Defensoria da população paulista, ampliando o acesso à justiça e à promoção de direitos, consolidando uma atuação cada vez mais acessível, descentralizada e alinhada às necessidades dos usuários. 

Oferece atendimento jurídico gratuito, orientação financeira e articulação direta com instituições parceiras. Os participantes poderão receber orientações sobre dívidas, solicitar descontos (tarifa social), pedir religação de água e luz, esclarecer dúvidas sobre débitos e verificar se dívidas antigas ainda podem ser cobradas. Em alguns casos, será possível negociar acordos diretamente com as empresas parceiras. 

Como participar? É necessário realizar a pré-inscrição pelo formulário online (https://forms.office.com/r/zqCRrByCUq?origin=lprLink) ou pelo QR Code disponível na divulgação. Após o cadastro, os participantes receberão informações sobre documentos necessários por WhatsApp ou e-mail. As inscrições vão de 26/01 até 02/02 ou até o preenchimento das 200 vagas. 

Circuito de atendimentos: Ao longo do ano, serão realizados 11 circuito de atendimentos itinerantes em diferentes cidades da Capital, Região Metropolitana, Litoral e Interior. A próxima edição será em São José dos Campos, no dia 07 de março de 2026. 

Tema de 2026: O tema deste ano é a “Resolução de Dívidas e Demandas de Direito do Consumidor relacionadas a serviços essenciais” com foco na orientação jurídica, educação financeira e esclarecimento de direitos das pessoas endividadas. Durante os eventos, orientação jurídica, educação financeira e esclarecimento de direitos das pessoas endividadas e a participação de instituições parceiras, possibilitando, quando viável, a negociação direta de acordos sobre débitos dos usuários.