Regional Vale do Ribeira, PGE e Secretaria do Meio Ambiente se reúnem com comunidade caiçara de Iguape
Grupo de trabalho será criado na Câmara de Conciliação da PGE, para resolução de conflitos
No dia 25 de janeiro, a regional Vale do Ribeira participou de reunião na comunidade caiçara do Rio Verde e Grajaúna, em Iguape. Foram debatidas questões socioambientais e possíveis soluções dos conflitos acompanhados, desde 2019, pelo defensor público Andrew Toshio Hayama. Também compareceram Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Inês Coimbra, procuradora-geral do estado; Mario Mantovani e Rodrigo Levkovicz, respectivamente presidente e diretor executivo da Fundação Florestal; e representantes do Instituto Socioambiental, da SOS Mata Atlântica e de monitores ambientais quilombolas da região.
Discutiu-se o conflito histórico decorrente da sobreposição da Estação Ecológica da Jureia-Itatins; a demanda por direitos territoriais caiçaras; e os modos de vida tradicionais sustentáveis. Os/As representantes do governo demonstraram abertura para o reconhecimento da importância dos povos e das comunidades tradicionais na conservação do meio ambiente e na produção de conhecimentos sobre a natureza e a biodiversidade, sobretudo no atual contexto de tragédias ocasionadas pelas crises climáticas.
Como encaminhamento, pactuou-se a suspensão dos 3 processos ajuizados pelo defensor público, que tramitam na comarca de Iguape, e a criação de Grupo de Trabalho no âmbito da Câmara de Conciliação da PGE, para a tentativa de resolução dos conflitos e garantia do direito de permanência e de retorno de famílias caiçaras ao território tradicional do Rio Verde e Grajaúna.