Infância

Defensoria Pública de SP apoia campanha “Fazer o Futuro Sorrir”, do TJSP, em prol da primeira infância

Objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre a importância e os impactos da proteção dos primeiros anos da infância

Publicado em 2 de Setembro de 2025 às 14:15 | Atualizado em 2 de Setembro de 2025 às 14:15

Imagem do videoclipe tema da campanha

Imagem do videoclipe tema da campanha "Fazer o Futuro Sorrir"

Por Giovanna Bandeira*

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo aderiu à campanha “Fazer o Futuro Sorrir”, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que tem como foco a valorização da primeira infância. 

A iniciativa integra o chamado Agosto Verde, campanha realizada nesse mês voltada a ações de sensibilização sobre os cuidados essenciais nos seis primeiros anos de vida, período considerado decisivo para o desenvolvimento humano e conhecido como “primeira infância”. 

A campanha é liderada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJSP. A coordenadora do CIJ, Desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, destacou os esforços do Judiciário em prol da infância. “Que esta campanha desperte afetos e sensibilize o Estado, a sociedade e as famílias, para que a primeira infância seja, de fato, a prioridade absoluta. Este é o único caminho possível para a construção de mais futuros com menos muros", disse a magistrada, citando trechos de canção que leva o mesmo nome do projeto. 

O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da primeira infância por meio da arte e da música, reforçando os compromissos assumidos pelo Poder Judiciário e pelas instituições parceiras com a proteção integral da criança. 

Valorizar a primeira infância é reconhecer que o cuidado e a proteção das crianças terão impactos profundos em toda a trajetória de vida delas. A Defensoria Pública adere com muito orgulho a essa campanha, reforçando o papel da instituição na defesa dos direitos das crianças, considerada prioridade absoluta pela nossa Constituição, para que cada uma delas tenha oportunidades reais de desenvolvimento e cidadania.

O lançamento da iniciativa ocorreu em maio deste ano e contou com a estreia do videoclipe da música “Fazer o Futuro Sorrir”, composta e interpretada pelo rapper Renan Inquérito, em parceria com o Coral de Crianças do Instituto Anelo e o Projeto Afin. A obra, que tem autoria da juíza da área da Infância Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman e do próprio rapper, destaca a relevância dos cuidados, da atenção e do investimento na infância para a construção de um futuro mais justo e igualitário. 

Assista ao videoclipe “Fazer o Futuro Sorrir”

* Sob supervisão de Fábio Freitas