Abertura do II Curso de Defensores Populares da Defensoria Pública de SP acontece no próximo sábado (22/5)
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP) inicia, no próximo sábado (22/5), o "II Curso de Defensores Populares". O evento destina-se debater questões de direitos humanos e cidadania e faz parte da atuação da Defensoria Pública na área de educação em direitos.
Este ano o curso acontecerá de 22 de maio a 27 de novembro e contará com aulas e discussões sobre noções básicas de direito, acesso à justiça, direitos humanos, questões de gênero, entre outros. Um dos objetivos é “capacitar lideranças comunitárias a resolver suas demandas de forma autônoma”, segundo o Defensor Público Gustavo Reis, um dos organizadores do evento. Para ele, “quando a sociedade possui noções básicas de Direito, ela enxerga a possibilidade de enfrentamento da injustiça seja por meio da articulação, seja recorrendo aos órgãos públicos competentes”.
Na palestra de abertura, Carmelo Muñoz Cardozo, aluno do I Curso de Defensores Populares, e Deisy Ventura, professora de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), farão a apresentação do curso. Para Carmelo Muñoz, o curso “é a porta de entrada para qualquer cidadão que estiver em busca do saber dentro do direito”.
Serão 15 encontros, aos sábados, que acontecerão no Auditório da Defensoria Pública de São Paulo. Cerca de 100 pessoas participarão e as inscrições já estão encerradas.
O curso é realizado pela Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Edepe) em parceria com a Defensoria Pública da União, Escritório Modelo da PUC/SP, União dos Movimentos de Moradia (UMM), Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e Associação Paulista dos Defensores Públicos (APADEP).
O I Curso de Defensores Populares aconteceu em 2009 e teve duração de oito meses, de abril a novembro, para um público de 34 pessoas.
A Escola da Defensoria Pública de São Paulo realiza outros programas na área de educação em direitos. Na Capital, estão sendo realizados um curso sobre a questão indígena e outro para defensores populares na área de infância. Em Ribeirão Preto, ocorre o “Projeto de Educação em Direitos Humanos e Cidadania”, direcionado a alunos de escolas públicas.
Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Rua Boa Vista, 200, Sé.
Próximo ao metrô São Bento
Informações pelo telefone (11) 31018455
Horário: 09h às 13h
CRONOGRAMA
22/05 – Abertura Oficial / Palestra
com Carmelo Muñoz e Deisy Ventura
29/05 - Noções básicas de Direito
com Delana Corazza, Anaí Rodrigues, Sabrina Duri-gan Marques, Gustavo Reis e Janio Marinho
12/06 - Acesso à Justiça (sistema)
com Representantes do MPD, AJD e DP
26/06 - Economia e Mundo do Trabalho
com Elifas de Paula
17/07 - Formação do povo brasileiro
com Ricardo Gebrim
24/07 - Noções do Estado Brasileiro
com Eunice Aparecida de Jesus Prudente
07/08 - Globalização
com Silvio Tendler
21/08 - História dos Movimentos Sociais
com Maria da Glória Gohn
28/08 - Participação Popular
com Luciana Zaffalon e Nelson Saule
11/09 - Direitos Humanos
com Antonio Carlos Fester e Carlos Weis
25/09 - Questão Agrária
com Ney Strozake e Wagner Giron de La Torre
16/10 - Segurança Pública
com Geraldo Prado e Gabriel Sampaio
23/10 - Questão de Gênero
com Maria Amélia Teles e Thais Nader
06/10 - Direito à Comunicação
com Representantes do Intervozes e Rodrigo Nitrini
20/11 - Direito à Moradia
com Mariana Fix e Pedro Arantes
27/11-Aula dos Defensores Populares – turma
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br