“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.
O novo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Desembargador Geraldo Pinheiro Franco, eleito para o biênio 2020/2021, fez na manhã desta quinta-feira (16) uma visita de cortesia à sede da instituição, onde se reuniu com o Defensor Público-Geral do Estado, Davi Depiné.
A oportunidade marcou o início de um diálogo com a nova gestão do TJ-SP a respeito de desafios e pautas comuns entre o Judiciário e a Defensoria Pública. Um dos temas abordados foram os impactos nos próximos meses de recentes alterações legislativas, a exemplo da implementação do acordo de não persecução penal e do juiz de garantias.
“O mais importante é que a Defensoria esteja envolvida nessas tratativas, para poder apresentar também seus pontos de vista e dificuldades, para que sejam contempladas em uma construção conjunta”, afirmou o Defensor Público-Geral, ressaltando que a visita demonstra o prestígio da instituição junto ao TJSP.
Outro tema abordado foi a expansão da Defensoria em 2020 e a possibilidade de novas comarcas abrigarem Defensores/as.
Também participaram da reunião a 1ª Subdefensora Pública-Geral, Juliana Belloque; a 2ª Subdefensora Pública-Geral, Fabiana Zapata; o 3º Subdefensor Público-Geral, Florisvaldo Fiorentino; a Coordenadora e o Coordenador Auxiliar do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, respectivamente Luciana Jordão e João Felippe Belem.