Participação social

Mais de 2,1 mil pessoas já participaram do 10º Ciclo de Conferências da DPE-SP; fase de Pré-Conferências vai até 11 de outubro

No último final de semana, Defensoria recebeu ao todo 500 participantes em eventos nas cidades de São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba

Publicado em 3 de Outubro de 2025 às 13:40 | Atualizado em 3 de Outubro de 2025 às 13:40

Pré-Conferência de São José dos Campos

Pré-Conferência de São José dos Campos

Do início de agosto ao final de setembro, 2.169 pessoas já participaram do 10º Ciclo de Conferências da Defensoria Pública, um dos principais mecanismos de participação social promovidos pela instituição, que abre as portas em todas as regiões do Estado de São Paulo para receber da população propostas de atuação para a instituição. 

No último final de semana, 500 pessoas compareceram, ao todo, às Pré-Conferências em São Vicente, São José dos Campos e Sorocaba. Já no dia 20 de setembro, São Carlos e São Sebastião reuniram 259 pessoas. Por sua vez, em 13 de setembro, Campinas e Jundiaí somaram 244 participantes. 

"As Conferências são um espaço de escuta e participação social em que a população pode apresentar propostas, discutir prioridades e colaborar na definição das diretrizes da instituição. É uma oportunidade única para que cada pessoa possa contribuir com ideias e demandas que fortaleçam o acesso à justiça e a promoção de direitos humanos”, afirma a Primeira Subdefensora Pública-Geral, Bruna Simões. 

Até o momento, após 17 Pré-Conferências já realizadas, foram debatidas 359 propostas para o trabalho da Defensoria, tendo sido aprovas 144 delas, que serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual, marcada para 31 de outubro e 1º de novembro, na cidade de São Paulo. As propostas eleitas nessa última etapa serão utilizadas para a elaboração do Plano de Atuação da DPE-SP para os próximos dois anos. 

No último final de semana, em São José dos Campos, a Ouvidora-Geral, Camila Marques, ressaltou a expressiva participação de movimentos sociais na cidade, como de mulheres, negro, carcerário e de habitação, entre outros. “Trazendo para a Defensoria a importância de se reforçar seu caráter democrático, com o lema do movimento de direitos humanos de ‘nada sobre nós sem nós’. Hoje é um dia de construção coletiva”, disse. 

Presente à Pré-Conferência de São José dos Campos, o assistente social e militante de direitos humanos Marcos Valdir eixo Diversidade participou do evento no eixo de Diversidade Sexual e de Gênero. 

"A gente entende que o espaço da Defensoria é um espaço da construção da cidadania. E a conferência vem levantar os pontos importantes para nós, construindo coletivamente para que tenhamos no Estado de São Paulo uma Defensoria forte, vinculada aos movimentos sociais e aos direitos humanos de toda a população paulista”, disse Valdir. 

Já em São Vicente, a participante Paloma Mello, que integrou o eixo de Direitos das Mulheres, disse que debateu sobre as Delegacias de Defesa da Mulher e atendimento humanizado para as mulheres em situação de violência doméstica. 

“Um atendimento feito especialmente por mulheres, e que todas essas mulheres tenham capacitação, uma formação, e que esse atendimento possa acontecer de forma que essa mulher seja acolhida e consiga ali dialogar e contar seu sofrimento e suas violações.” 

A defesa dos direitos das mulheres também foi o que levou, em Sorocaba, a participante Neia Mira, do Instituto Plena Cidadania e do projeto Promotoras Legais Populares, a comparecer à Pré-Conferência. 

“A nossa luta nesse projeto é referente às mulheres, mas nós também trabalhamos diversos temas, e todos esses temas que estão entrelaçados aqui hoje fazem parte da nossa grade de instrução com as mulheres, que buscam seu fortalecimento e vêm buscar informações para que sejam mulheres multiplicadoras.” 

Calendário do 10º Ciclo 

As Pré-Conferências da Defensoria Pública de SP continuam nos próximos dois finais de semana. No dia 4 de outubro, serão realizados eventos em Araçatuba, São Bernardo do Campo e Itapecerica da Serra. Já no dia 11 de outubro, haverá encontros na cidade de São Paulo (Regionais Norte-Oeste e Sul) e em Registro (Vale do Ribeira. 

Ao final de cada Pré-Conferência, são eleitos delegados e delegadas, que representarão a população local na Conferência Estadual, marcada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Capital. 

Saiba mais