Defensoria Pública inaugura novo prédio em Bauru com estrutura ampliada e mais acessível
Solenidade de inauguração ocorreu nesta quinta-feira e reuniu autoridades
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo promoveu, na manhã desta quinta-feira (4), o evento de inauguração do novo prédio da unidade em Bauru. O espaço conta com infraestrutura mais ampla, acessível e acolhedora para atender à população. A unidade, localizada na Av. Getúlio Vargas, 21-59, no bairro Vila Aviação, está em funcionamento no endereço desde 3 de novembro.
A Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão, esteve presente na inauguração. “Nos últimos 18 meses percorremos o estado de São Paulo entregando espaços renovados, ampliados ou completamente novos: Marília, Taubaté, Santo André, Itapecerica da Serra, Suzano, Francisco Morato, Itanhaém, Rio Claro e Taboão da Serra, e hoje, Bauru. Essa é a nossa 10ª inauguração em 18 meses. Cada uma dessas entregas foi como abrir mais um cômodo dessa grande casa coletiva que é a Defensoria Pública”, comemora.
O evento contou com a presença de outras autoridades, como a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim; o 3º Subdefensor Público-Geral, Bruno Bortolucci Baghim; o coordenador regional da Defensoria Pública de Bauru, Defensor Público Mário Augusto Carvalho de Figueiredo; a coordenadora da Unidade de Bauru, Defensora Pública Priscila Domiciano da Silva; além de representantes da área de segurança e outras autoridades políticas locais.
Ampliação dos atendimentos
Entre as principais mudanças está a expansão da triagem e dos espaços de atendimento. No setor de avaliação financeira – etapa inicial do atendimento –, a estrutura passou de 5 para 7 postos.
Já o número de guichês de atendimento jurídico passou de 11, no prédio anterior, para 17. Para acolher melhor situações sensíveis, como casos de violência doméstica, conflitos familiares ou demandas que exigem maior reserva, um desses pontos funciona em sala privativa, pensada para garantir um ambiente mais reservado, humanizado e acolhedor. É nesses postos que a pessoa assistida conversa com a Defensoria Pública sobre seu problema, conta sua história, apresenta documentos e recebe orientações sobre quais caminhos jurídicos podem ser adotados.
A recepção também foi reforçada: a unidade tinha apenas um posto de retirada de senha e agora conta com dois, sendo que um deles também funciona como ponto de informações para o público.
Para o coordenador regional da Defensoria Pública de Bauru, Defensor Público Mário Augusto Carvalho de Figueiredo, a ampliação já traz resultados. “É um espaço planejado, totalmente climatizado e acessível. Isso já está refletindo na qualidade do nosso serviço”, afirma.
Acessibilidade e estrutura
Outro avanço importante está na acessibilidade. O prédio conta com elevador, banheiro acessível para pessoas com deficiência e fraldário. Também foi criado um espaço de amamentação, pensado para atender com conforto pessoas que comparecem à unidade com bebês e crianças pequenas.
A nova sede dispõe ainda de duas salas de audiência virtual, que permitem a participação de defensoras e defensores em atos processuais on-line, oferecendo um espaço mais adequado para o trabalho.
Números de atendimento
Em todo o ano de 2025, até o fim de novembro, foram 36.218 atendimentos efetivados, contra 29.675 no mesmo período de 2024 – um aumento de 22% nos atendimentos. Desde a mudança para o novo endereço, já foram realizados mais de 2,2 mil atendimentos virtuais e presenciais, excluídos os faltosos.
A nova sede reforça o compromisso da Defensoria Pública em garantir acesso à Justiça com mais qualidade, dignidade e acessibilidade para a população de Bauru e região.