No Dia da Defensoria Pública, Defensores de SP realizam evento de atendimento na Brasilândia, zona norte da Capital
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Dia 19 de maio é o Dia Nacional da Defensoria Pública e, para comemorar essa data, a Defensoria de São Paulo realiza um evento de atendimento jurídico para os moradores da Comunidade da Fazendinha, no bairro Brasilândia, zona norte da Capital. Este ano, o atendimento realizado pelos Defensores paulistas terá como tema o "Direito à Moradia" - lema de campanha nacional promovida pela Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos).
O atendimento será coordenado pelo Defensor Público Carlos Loureiro, responsável pelo Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. "Queríamos uma comunidade de tamanho médio e que tivesse tanto demanda individual, como demanda coletiva", afirmou.
Cerca de dez Defensores Públicos participarão deste mutirão e a estimativa é que sejam realizados entre 500 e 800 atendimentos, entre as 9h e as 17h dessa quarta-feira.
Apesar de o tema principal ser o direito à moradia, haverá também orientação jurídica relacionada a todas as áreas de atuação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: cível, consumidor, família, de defesa da mulher, infância e juventude, combate à discriminação homofóbica e criminal.
O mutirão de atendimento é de iniciativa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que participa anualmente na campanha nacional da Anadep, e conta com a parceria também da Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep) e da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Edepe).
2009
No ano passado, para celebrar a data, também foi realizado um mutirão de atendimento na Estação Sé do metrô, no Centro da Capital. Participaram 30 defensores públicos do Estado de São Paulo, que prestaram orientação jurídica e realizaram os encaminhamentos necessários. No total, cerca de 3 mil pessoas foram atendidas.
Além do mutirão na Estação Sé, também foi realizada uma visita no Centro de Detenção Provisória III, ocasião em que os Defensores aproveitaram para distribuir cartilhas elaboradas pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria.
Serviço:
Mutirão de Atendimento em comemoração ao Dia do Defensor Público
Data: 19 de maio de 2010
Horário: das 9h às 17h
Local: Rua Ibiraiaras, altura do nº 400, Brasilândia, São Paulo - SP (praça ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João Amos Comenius).
(atualizado às 13h20)
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br