III Cine-Debate da Escola da Defensoria apresenta documentário sobre a alienação parental

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 23 de Novembro de 2009 às 15:00 | Atualizado em 23 de Novembro de 2009 às 15:00

A Escola da Defensoria Pública do Estado (EDEPE) realiza na próxima sexta-feira, 27 de novembro, o III Cine-debate, com exibição do documentário “A morte inventada”, dirigido por Alan Minas, que discute a alienação parental através da opinião de especialistas e de depoimentos de pessoas que já passaram por esta experiência. O evento está previsto para começar às 19h15, no HSBC Belas Artes (Rua da Consolação, 2423) e é destinado a Defensores Públicos, servidores e estagiários da Defensoria.

Após o filme, os participantes poderão debater o assunto com o diretor, que responderá às perguntas da platéia. Alienação parental é o termo jurídico utilizado para definir a situação em que o pai ou a mãe coloca seu filho contra o ex-cônjuge, criando sentimentos de repulsa e até mesmo temor entre a criança e seu genitor com quem não convive diariamente.

Quem tiver interesse em participar do evento poderá se inscrever até a próxima quinta-feira, 26 de novembro, pelo email escola@defensoria.sp.def.br. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

O Cine-Debate da EDEPE “O mundo jurídico nas telas do cinema” é uma iniciativa da EDEPE que tem por objetivo despertar o senso crítico e o olhar sensível do mundo através do debate temas do universo jurídico.

O I Cine-Debate aconteceu em maio de 2008 com a exibição do o filme “Encontro com Milton Santos ou o mundo global visto do lado de cá”. O evento, que teve a presença de 70 pessoas, contou também com a presença do cineasta Silvio Tendler para um bate-papo sobre Globalização.

No II Cine-Debate da EDEPE, realizado em setembro deste ano, foi exibido o documentário “A casa dos mortos”, da diretora Débora Diniz, doutora em antropologia pela Universidade de Brasília. Depois do filme, os presentes puderam refletir e debater com a diretora as internações em manicômios judiciais, tema central da obra.

Serviço
III Cine-Debate da EDEPE
Exibição do documentário “A morte inventada”
Data: 27 de novembro
Horário: 19h15
Local: HSBC Belas Artes (Rua da Consolação, 2423)

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br