Rafael Valle Vernaschi toma posse no cargo de Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Na manhã desta sexta-feira (16/5), Rafael Valle Vernaschi tomou posse no cargo de Defensor Público-Geral do Estado, durante sessão do Conselho Superior da Defensoria paulista. Ele entra em exercício a partir de sábado (17/5).
O cargo foi transmitido por Daniela Sollberger, nomeada como Defensora Geral em 2010 e reconduzida ao posto em 2012. Ela parabenizou Rafael e disse ter confiança no trabalho a ser desenvolvido por ele à frente da instituição, desejando também boa sorte à sua equipe.
O novo Defensor Geral disse que sua gestão irá trabalhar sob a ideia de superação, em prol de um serviço público eficiente e de qualidade à população, bem como uma gestão interna aprimorada.
Rafael foi nomeado na última segunda-feira (12/5) pelo Governador do Estado, Geraldo Alckmin. Ao Defensor Público-Geral compete a administração superior da Defensoria, nos termos da LeiComplementar Estadual nº 988/2006. A nomeação é feita pelo Governadordo Estado para um mandato de dois anos, a partir de lista tríplice definida em eleições.
Para o biênio 2014-2016, apresentaram-se ao pleito dois candidatos: Rafael Valle Vernaschi, que obteve 324 votos, e Davi Eduardo Depiné Filho, com 215 votos. Foram apurados ainda 7 votos em branco e 22 votos nulos.
Uma solenidade de posse está programada para acontecer no mês de junho.