Defensoria Pública de SP realiza atendimento itinerante à população em situação de rua

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 25 de Fevereiro de 2015 às 14:00 | Atualizado em 25 de Fevereiro de 2015 às 14:00

A Defensoria Pública de SP, por meio de seu Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, inicia nesta quinta-feira (25/2) o atendimento jurídico itinerante à população em situação de rua da Capital e Região Metropolitana.

A iniciativa decorre das dificuldades e receios de pessoas em situação de rua acessarem os serviços da Defensoria Pública de SP, apesar do atendimento jurídico especializado e permanente atualmente oferecido na região central da Capital paulista.

De acordo com o Defensor Público Rafael Lessa, coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, há na cidade de SP cerca de 10 mil pessoas em situação de rua, e a Defensoria Pública realiza aproximadamente 150 atendimentos por mês de pessoas nessa situação. “É uma quantidade de atendimentos pouco expressiva diante da quantidade de pessoas em situação de rua que existem. Essa população tem receio de procurar os órgãos públicos, e por isso a importância de oferecer o serviço onde as pessoas estão, para elas se sentirem mais à vontade”, explicou o Defensor.

De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública, as maiores demandas dessa população estão relacionadas à procura por albergues, conflitos com a polícia e guarda civil metropolitana, recuperação de documentos pessoais e esclarecimentos de situação criminal.

O primeiro atendimento móvel será realizado no Pátio do Colégio, região central de São Paulo, a partir das 18h. Haverá ainda a presença da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de SP e também atividades voltadas para a população em situação de rua, promovidas pela entidade Fórum da Cidade.

Os demais atendimentos serão realizados nos períodos da manhã/tarde, e também contarão com a participação da Ouvidoria-Geral. Confira abaixo as datas e os locais do atendimento itinerante:

26/02 - Atendimento noturno - Páteo do Colégio
13/03 - Zona Sul - Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto
24/04 - Osasco
29/05 - Zona Norte - Zachi Narchi
26/06 - Zona Oeste – Boraceia

Atendimento permanente a pessoas em situação de rua na Capital
Rua Boa Vista, nº 150, Centro
De 2ª a 5ª feira, das 8h às 12h
Distribuição de senhas: das 8h às 9h30
Outras localidades – www.defensoria.sp.gov.br