Defensoria Pública realiza inauguração oficial de nova sede da Unidade Nossa Senhora do Ó, na Capital
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.
A Defensoria Pública de SP realizou nesta quarta-feira (21) a cerimônia de inauguração oficial do novo prédio que abriga a Unidade Nossa Senhora do Ó, em funcionamento desde o final de maio em imóvel na Rua Mateus de Leão, nº 46, Freguesia do Ó, noroeste da Capital.
Localizado a 400 metros do Fórum da Nossa Senhora do Ó, o imóvel possui 17 baias de atendimento, com capacidade para acomodar cerca de 100 pessoas sentadas. O novo espaço dispõe de ambiente amplo, climatizado e acessível a pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, e conta com fraldário e uma brinquedoteca que aguardam o atendimento a suas famílias e responsáveis.
Durante a inauguração, o Defensor Público-Geral, Davi Depiné, lembrou que antes o atendimento da unidade era realizado em uma sala no Fórum da Nossa Senhora do Ó (onde foi mantida uma sala de apoio para as atividades da Defensoria), e que agora o trabalho conta com um espaço mais adequado.
“É uma satisfação imensa comparecer a esse momento tão importante para a Defensoria Pública, para a Regional Norte-Oeste e em especial para a comunidade da Freguesia do Ó. Essa estrutura reverte-se à Defensoria em termos de qualidade e condições de trabalho, mas principalmente à população atendida”, disse o Defensor Público-Geral, que também agradeceu pelo empenho de todas as pessoas envolvidas na mudança e no trabalho realizado pela unidade.
O Defensor Público Paulo André Matos, Coordenador da Regional Norte-Oeste – que inclui a Unidade Nossa Senhora do Ó –, destacou a importância da inauguração de espaço tão amplo e adequado, com condições de receber com qualidade o público atendido pela instituição, e agradeceu pelo trabalho feito para a mudança.
O Presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), Augusto Barbosa, parabenizou a gestão pela transferência da Unidade à nova sede, elogiando a boa estrutura do local.
A cerimônia de inauguração também contou com as presenças de Fabiana Zapata, 2ª Subdefensora Pública-Geral; Márcia Camargo, Promotora de Justiça que representou o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; Bruna Simões, Defensora Coordenadora da Unidade Nossa Senhora do Ó; Luiz Bressane, Defensor Coordenador Geral de Administração; Cristina Oliveira, Servidora representante da Associação de Servidores e Servidoras da Defensoria; Maria Sylvia Oliveira, Conselheira Seccional da OAB-SP representando seu Presidente Caio Augusto dos Santos; e Amanda Dourado, representante do Deputado Estadual Delegado Bruno Lima, além de diversos integrantes da Defensoria, entre Defensores, Servidores, Estagiários e funcionários terceirizados.
A Unidade Nossa Senhora do Ó promove atendimentos de retorno de segunda a quinta-feira, com distribuição de senhas entre 12h30 e 14h, e não há limitação do número de pessoas a serem atendidas. Os atendimentos iniciais na Capital são realizados em unidade localizada na Rua Boa Vista, nº 150, Centro, e devem ser agendados pelo telefone 0800 773 4340.