10º Ciclo de Conferências bate recorde de público, com mais de 3 mil participantes
No último final de semana, últimas Pré-Conferências Regionais, realizadas na Capital e no Vale do Ribeira, reuniram ao todo 619 participantes

Pré-Conferência da Regional Norte-Oeste, na Capital
Chegou ao fim, no último final de semana, a etapa de Pré-Conferências de 2025 da Defensoria Pública de SP, parte do 10º Ciclo de Conferências da instituição. No sábado (11), mais de 600 pessoas se reuniram em eventos das Regionais Sul e Norte-Oeste, ambas na Capital, e da Regional Vale do Ribeira.
Ao todo, 3.081 pessoas compareceram a 23 Pré-Conferências realizadas entre 9 de agosto e 11 de outubro deste ano em todas as regiões do Estado de São Paulo, um público recorde na história dos Ciclos de Conferências, 47,5% maior que no Ciclo anterior, em 2023, que totalizou 2.095 participantes.
“Eu vim para participar em defesa dos direitos das mulheres e dos povos tradicionais. A gente é invisível ainda e, muitas vezes, sofre muito preconceito e discriminação”, disse a professora indígena guarani Cleodinei Martins Caceres, que participou da Pré-Conferência da Regional Vale do Ribeira.
Realizada na cidade de Registro, onde a Defensoria mantém uma sede institucional, a Pré-Conferência reuniu 225 pessoas e ocorreu no Sesc da cidade, localizado no histórico Conjunto Arquitetônico KKKK, também conhecido como antigo Casarão do Porto.
Já na Capital paulista, os eventos foram realizados em dois Centros Educacionais Unificados (CEUs). A Pré-Conferência da Regional Norte-Oeste aconteceu no CEU Jaçanã e concentrou o maior número de participantes do fim de semana - ao todo, 230 pessoas.
“Eu sempre participo, o movimento está engajado nessa causa da habitação. Então, viemos cumprir mais um Ciclo, saber as atualizações, para poder estar sempre à frente das informações e, assim, poder nos ajudar, como pessoas, povo, como mulheres negras, e também àqueles que precisam”, afirmou a militante do movimento de moradia Flávia Valéria, uma das participantes do evento.
Na Zona Sul, o CEU Vila Rubi abrigou a Pré-Conferência da Regional Sul, com um público de 164 participantes, como a profissional da Educação Isabel Carvalho, que soube do evento em uma reunião da rede de serviços na semana anterior.
"Como faço parte da Educação, e nós recebemos muitas demandas vindas da Defensoria e trabalhamos com jovens, adolescentes, achei importante e necessário participar, para conhecimento, para a gente saber como atuar dentro das escolas e ter a parceria da Defensoria”, afirmou.
Ciclos de Conferências
Realizado a cada dois anos, o Ciclos de Conferências é uma das principais iniciativas promovidas pela Defensoria paulista voltada à participação popular. Nessa série de eventos, a instituição abre as portas à população em todas as regiões do Estado de São Paulo para receber propostas de atuação, em debates divididos em diversos eixos temáticos, como direitos das mulheres, defesa do consumidor, diversidade sexual e de gênero e habitação e urbanismo, entre outros.
Ao final de cada Ciclo, as propostas são debatidas e votadas em uma Conferência Estadual, para depois servirem de balizas para a elaboração do Plano de Atuação do biênio seguinte.
Neste ano, a Conferência Estadual será realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Capital paulista.