Expansão

Defensoria Pública de SP inaugura nova unidade em Taboão da Serra

Nova unidade reforça o compromisso da Defensoria Pública em ampliar o acesso à justiça e fortalecer sua presença na Região Metropolitana

Publicado em 6 de Novembro de 2025 às 14:28 | Atualizado em 6 de Novembro de 2025 às 14:28

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (5), mais uma unidade no município de Taboão da Serra, região metropolitana da Capital. O serviço está localizado no Jardim Bontempo e, desde o início do funcionamento dia 7 de outubro, já registrou mais 820 agendamentos.

“Inaugurar uma nova unidade da Defensoria Pública não é apenas abrir as portas de um prédio, é abrir caminhos para a dignidade, para o acesso à justiça e para uma presença mais próxima da vida real das pessoas”, disse a defensora pública-geral, Luciana Jordão, durante a cerimônia. “Chegar a Taboão da Serra, às vésperas de completarmos 20 anos de história, é um marco que simboliza o quanto crescemos e o quanto seguimos firmes no propósito de transformar realidades”, completou.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Érika Franquini; do segundo subdefensor público-geral João Felipe Bellem de Gouvea; do corregedor-geral Roque Jerônimo Andrade; da defensora coordenadora regional de Osasco Tatiana Semensatto de Lima Costa; e da coordenadora da unidade de Taboão da Serra Fernanda Dutra. Também participaram a presidenta da Apadep, Jordana de Matos Nunes Rolim, e a coordenadora da Associação de Servidores e Servidoras da Defensoria Pública, Cristina Oliveira, além de secretários municipais, deputados estaduais e vereadores.

Representando o sistema de justiça, estiveram presentes a juíza de Direito Juliana Pires Zanatta Cherubim, a promotora de Justiça Maria Júlia Kaial Cury, o promotor de Justiça Guilherme Schlittler Oliveira e a representante da OAB local Bianca Brito dos Reis Bononi, entre outras autoridades.

Nos últimos 17 meses, a Defensoria ampliou, modernizou e qualificou as estruturas em diversas regiões do Estado, com a mudança das sedes em Marília, Santo André, Taubaté, Itapetininga e agora Bauru, para garantir espaços maiores e mais adequados ao atendimento da população. Foram reformadas as unidades em Mauá, Jaú, Osasco e Guarujá, para oferecer melhores condições de trabalho às equipes e mais acolhimento aos cidadãos. Pela primeira vez, a Defensoria chegou a novas cidades: Suzano, Francisco Morato, Itanhaém, Itapecerica da Serra e, até o final do ano, Guaratinguetá. Esses avanços fazem parte do Plano de Expansão 2024-2026.

Atualmente, São Paulo possui a maior Defensoria Pública estadual do país, com 859 defensores e defensoras atuando em 51 cidades e mais de 3 milhões de atendimentos realizados no último ano.

 

Unidade Taboão da Serra

Taboão da Serra é quinta cidade a receber uma nova unidade da Defensoria Pública em 2025. A sede é parte do atual processo de expansão da instituição, que utiliza como fundamentos o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o grau de vulnerabilidade social da população e a centralidade na organização jurisdicional.

Desde a abertura, mais de 200 atendimentos já foram realizados. Desses, 16% referem-se a demandas de alimentos, guarda e visitas, e 5% a divórcios litigiosos. Até o momento, a unidade já trocou mais de 17 mil mensagens com os usuários por meio do sistema virtual de atendimento. O tempo médio entre o agendamento e o atendimento presencial é de seis dias.

Os cidadãos que buscam atendimento na unidade de Taboão da Serra esperam, em média, seis dias para serem atendidos. Esse é o número de dias computados entre a data do agendamento e a data do atendimento efetuado.

A unidade está localizada na Rua Elisabetta Lips, nº 334, Jardim Bontempo, e presta assistência jurídica gratuita nas áreas cível e criminal, incluindo casos de família, saúde, moradia, educação, defesa em processos criminais e de adolescentes acusados de ato infracional.