Defensoria Pública de SP é destaque em prêmio nacional de inovação em justiça digital
O prêmio J.Ex reconhece projetos inovadores aplicados no Ecossistema de Justiça
Foto: Natália Ramôa
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (24), três reconhecimentos no Prêmio de Inovação J.Ex, em Brasília, pela atuação em tecnologia aplicada no acesso à justiça. O projeto DefensorIA, que auxilia Defensores, servidores e estagiários a otimizarem o atendimento e foi desenvolvido pela própria instituição com apoio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), conquistou o segundo lugar na categoria Inovação Tecnológica, reforçando o protagonismo da Defensoria paulista na transformação digital do serviço público.
Além do prêmio de segundo lugar em Inovação Tecnológica, a Defensoria também recebeu dois destaques no Prêmio J.Ex. Na categoria “Liderança Exponencial: Defensorias Públicas”, foi reconhecido o defensor público Douglas Schauerhuber Nunes, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da DPESP, pelo papel estratégico na condução da agenda de inovação e transformação digital da instituição. Outro destaque foi conferido novamente ao Defensor.IA, na própria categoria de Inovação Tecnológica, reiterando a relevância do projeto no ecossistema de justiça.
Para a defensora pública-geral do Estado, Luciana Jordão, o reconhecimento reforça a seriedade do trabalho técnico desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. “Esses prêmios mostram que investir em tecnologia, de forma responsável e orientada ao interesse público, é fundamental para modernizar o atendimento e ampliar o acesso à justiça. É uma conquista coletiva, que evidencia a capacidade da instituição de inovar sem perder de vista sua missão essencial”, comemora.
Defensor.Ia
Além de melhorar o atendimento ao público, o Defensor.IA foi implementado com o objetivo de agilizar processos internos e oferecer suporte eficiente a defensores e defensoras em suas atividades diárias. A solução é projetada para lidar com uma variedade de tarefas, desde resumo e análise de casos até a preparação para audiências, passando pela elaboração de documentos e cálculos de penas.
O sistema começou a ser desenvolvido em agosto de 2024, teve projeto-piloto a partir de setembro nas unidades de Limeira, São Miguel Paulista, São Carlos e em órgãos administrativos, e foi liberado para uso interno de defensoras/es e servidoras/es em dezembro de 2024.
Baseado no Chat GPT-4, o sistema aproveita o conhecimento adquirido sobre jurisprudência, legislação e direito para identificar padrões e sugerir possíveis soluções para dúvidas jurídicas. Isso proporciona esclarecimentos valiosos na preparação de defesas mais robustas e na oferta de orientação jurídica ágil a usuários/as da Defensoria Pública.
A ferramenta ainda pode ser utilizada para elaboração de ofícios e respostas a comunicações, auxiliando também as atividades desenvolvidas por servidores/as e estagiários/as durante os atendimentos. A automação de tarefas administrativas rotineiras é outro benefício significativo do Defensor.IA, com a automatização do gerenciamento de documentos e organização de agendas.
Prêmio J.Ex
Essa foi a 6ª edição do Prêmio J.Ex, criado para incentivar a modernização do sistema de Justiça brasileiro. O prêmio reconhece pessoas, projetos e instituições que se destacam pela adoção de soluções inovadoras em tecnologia, gestão e novas metodologias no Ecossistema de Justiça.