DPESP atuará em regime de plantão de 20 de dezembro a 6 de janeiro; saiba como funcionará o recesso forense
1.194 profissionais, entre Defensores e servidores prestarão atendimento a casos considerados urgentes
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo informa que, a partir do dia 20 de dezembro tem início o período de recesso forense. Durante o recesso, que vai até o dia 6 de janeiro, a Instituição seguirá atuando em regime de plantão, com atendimento voltado a casos urgentes.
A Defensoria montou um esquema especial de atendimento, com 1.194 profissionais entre Defensores e servidores. Na capital são 94 Defensores, 20 agentes (psicólogos e assistentes sociais) e 63 oficiais. Outros 285 Defensores e 85 oficiais estarão alocados para atendimentos nas Circunscrições Judiciárias onde não há unidade da Defensoria. Na Região Metropolitana (excluindo a capital) são 92 Defensores e 54 servidores. No interior e litoral, onde há unidade da Defensoria Pública, 308 Defensores, 159 oficiais e 34 agentes do Centro de Atendimento Multidisciplinar (psicólogos e assistentes sociais) estarão a postos para o atendimento de casos urgentes.
Para solicitar atendimento no plantão, a pessoa interessada deve acessar o site da DPESP e iniciar uma conversa com a assistente virtual Júlia. Após o preenchimento das informações, a demanda será encaminhada às equipes de plantão, que avaliarão a urgência e farão o direcionamento adequado.
Se o caso não for urgente
Caso a demanda não seja urgente, a pessoa pode, ainda assim, entrar em contato pela Júlia. Nessa situação, será feito o agendamento do atendimento regular a partir do dia 7 de janeiro.
Atendimento presencial na Capital (São Paulo)
No período de plantão, quem estiver na cidade de São Paulo e necessitar de atendimento presencial para casos criminais, cíveis e de infância poderá se dirigir à Regional Criminal da Barra Funda, localizada na Rua Professor Walter Lerner, nº 169, Barra Funda, entre 9h e 13h.
Atenção: no dia 20/12/2025, devido a manutenção na Unidade Criminal, o atendimento da Regional Criminal será exclusivamente remoto, das 8h às 12h.
Quais casos são considerados urgentes
Durante o recesso, serão atendidos como urgentes os casos que envolvam:
risco à vida;
risco à saúde; ou
perda imediata de direitos.
Entre os exemplos de urgência, estão pedidos de tratamentos hospitalares emergenciais e medidas protetivas para resguardar pessoas em situação de violência doméstica.
No âmbito criminal, a Defensoria também atua em audiências de custódia, pedidos de liberdade provisória e habeas corpus, quando necessários para assegurar a imediata liberação de pessoas presas, conforme o caso.
Saiba mais sobre a Júlia
Desde o fim de novembro, a DPESP passou a contar com uma nova assistente virtual: a Júlia, que inaugurou uma nova etapa do atendimento digital da Instituição, com foco em mais segurança, usabilidade e autonomia para as pessoas assistidas.
Para a Defensora Pública-Geral Luciana Jordão, a ferramenta torna o atendimento mais acessível e eficiente. “Ela utiliza uma linguagem simples e estará disponível a qualquer hora do dia. Tudo isso amplia a autonomia das pessoas assistidas e reforça nosso compromisso com um serviço público moderno e inclusivo”, afirma.
Com a Júlia, o atendimento digital passou por mudanças importantes, como:
atendimento 24 horas por dia, todos os dias;
login pelo gov.br, permitindo que a pessoa visualize seus agendamentos em um só lugar, com mais segurança e praticidade;
reagendamento simplificado, diretamente pelo ambiente digital até 24 horas antes;
envio de documentos mais ágil, com interface redesenhada e mais intuitiva, especialmente no celular;
lembretes automáticos sobre data, horário e eventuais pendências;
novo portal de atendimento, reformulado para ser responsivo e mais fácil de navegar;
fila visível ao usuário, com transparência sobre a posição no atendimento.
A Júlia sucede o assistente virtual anterior, o DEfi, criado durante a pandemia, e representa um avanço na transformação digital da Instituição, com integração a ferramentas de gestão que ajudam a aprimorar continuamente o serviço prestado.