“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP inaugurou na manhã desta quarta-feira (14/5) sua nova sede no município de Guarujá (95km da Capital). A unidade está localizada na Av. Adhemar de Barros, 1327, no bairro Jardim Helena Maria.
A nova sede dispõe de ambiente arejado e espaçoso, com capacidade para atendimento de cerca de 100 pessoas por dia. O espaço também está de acordo com os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. Além do novo local de atendimento, a Defensoria Pública também continuará com seu espaço no Fórum da cidade.
Presente na cidade desde março de 2013, a Defensoria atua nas áreas criminal, execução criminal e infância e juventude. No último ano, cerca de 2 mil atendimentos foram realizados.
Na solenidade de inauguração, a Defensora Pública Geral do Estado, Daniela Sollberger, ressaltou que a Defensoria é uma instituição ainda em construção, o que permite que os Defensores colaborem ativamente em seu processo de expansão.
"Quando ampliamos nossa atuação, ampliamos também a demanda das pessoas que procuram a Defensoria Pública, pois elas sabem que isso pode fazer a diferença em suas vidas. Por isso, é com muita alegria que inauguramos mais uma sede, com condições dignas de prestar um atendimento com muita qualidade".
O Defensor Público Fabrício Feres Furlan, Coordenador da Unidade Guarujá, também comemorou a inauguração do novo espaço. "Quem é de fora possui uma visão romantizada da cidade, cujo único problema seria a superlotação em épocas de temporadas de verão. Porém, esta é uma cidade com muitos problemas sociais e daí a importância de a Defensoria Pública estar presente".
Presente à cerimônia de inauguração, a Prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, também agradeceu a presença da Defensoria Pública na cidade. "A partir de agora, a população do Guarujá tem a oportunidade de ver seus conflitos solucionados através da conciliação promovida pela Defensoria Pública", afirmou.
Compareceram à cerimônia a 3ª Subdefensora Pública-Geral, Juliana Saad, a Defensora Coordenadora da Regional Santos, Mônica de Melo, a Defensora Pública Denise Melo Salazar, que atua na cidade, e o Juiz Edmilson Rosa dos Santos, entre outras autoridades.