I Curso de Defensores Populares da Infância e Juventude: formatura de primeira turma ocorre em data comemorativa aos 20 anos do ECA

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 13 de Julho de 2010 às 15:30 | Atualizado em 13 de Julho de 2010 às 15:30

Nesta terça-feira (13/7), data em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos, a Defensoria Pública de SP celebra a formatura da turma do I Curso de Defensores Populares da Infância e Juventude.

O curso, organizado pelo Núcleo Especializado da Infância e Juventude e pela Escola da Defensoria (EDEPE), iniciou-se em 4 de maio, com o objetivo de capacitar pessoas para atuar como multiplicadores na promoção de direitos de crianças e adolescentes. Durante 12 aulas e uma dinâmica de grupo, cerca de 70 participantes da sociedade civil puderam discutir diversos temas da área: evolução política e social dos direitos de crianças e adolescentes, políticas públicas, controle social e rede de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, acesso à justiça, ato infracional e medidas sócio-educativas, sistema pública de educação, entre outros.

O Defensor Público Diego Vale de Medeiros, responsável pela organização do evento, avalia positivamente a realização do curso. "Este curso é um marco na perspectiva da educação em direitos na área da infância e juventude, pois propiciou o encontro de vários representantes da sociedade civil e do Estado, fortalecendo a rede de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Os Defensores Populares passam a ter a responsabilidade de multiplicar o que foi ensinado durante o curso e tornam-se atores sociais nessa rede”.

A formatura será realizada no auditório do prédio administrativo da Defensoria Pública (Rua Boa Vista, nº 200, Centro), a partir das 19h, e contará com a presença da Defensora Pública Geral do Estado, Daniela Sollberger Cembranellli.

Saiba mais:

A Defensoria Pública possui a atribuição legal de realizar atividades de educação em direitos para a população carente, com o objetivo de promover o conhecimento das pessoas sobre seus direitos e fomentar o exercício da cidadania.

O Curso de Formação de Defensores Populares é uma iniciativa que se insere nessa atribuição. É destinado a pessoas da sociedade civil, sem formação jurídica, para que ajam  como agentes multiplicadores de questões relacionadas aos direitos fundamentais. As aulas e debates possuem caráter multidisciplinar e contam com profissionais e professores de diversas áreas, além de defensores públicos.

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br