Estado de São Paulo terá mais 33 Defensores Públicos a partir desta sexta (27/11)
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A partir desta sexta (27/11), o Estado de São Paulo contará com 433 Defensores Públicos. Os Defensores foram aprovados no III Concurso de Ingresso e tomarão posse em 33 dos 100 cargos recém criados pela Lei Complementar Estadual 1098, sancionada no início de novembro. A cerimônia será realizada às 10h na Escola da Advocacia Geral da União em São Paulo, na rua da Consolação, 1875, 2º andar, no bairro Cerqueira César.
Com a posse dos novos Defensores Públicos, que escolhem os locais de atuação logo após a cerimônia, serão instaladas quatro novas Unidades da Defensoria: Carapicuíba, Registro, Avaré e Vila Mimosa, em Campinas, além de serem reforçadas outras já em funcionamento. Mais seis novas Unidades devem ser instaladas no Estado quando do preenchimento dos outros 67 cargos de Defensor Público, o que deve ocorrer após a realização do IV Concurso de Ingresso.
Na próxima semana, os novos Defensores participam de um Curso de Formação. As aulas irão abordar temas relativos ao cotidiano de um Defensor Público e ao trabalho executado nas diversas áreas de atuação da Defensoria. Também haverá palestras com representantes da sociedade civil e serão debatidos temas contemporâneos, como Globalização e Pobreza e Exigibilidade de Direitos, visando à formação multidisciplinar dos Defensores. O Curso de Formação é promovido pela Escola da Defensoria Pública (EDEPE) e acontece entre os dias 30/11 e 04/12.
Saiba mais
Em setembro outros 15 candidatos aprovados no III Concurso de Ingresso já haviam tomado posse para preencher vagas que foram abertas durante o andamento da seleção.
Composto de três fases, a primeira prova do concurso ocorreu em março e abrangeu questões objetivas. Das 7.985 pessoas inscritas, apenas 572 foram aprovadas para a segunda fase, que ocorreu em abril e era composta de questões dissertativas e uma peça judicial. Passaram para o exame oral 54 candidatos, sendo que 50 foram aprovados nesta última fase. O resultado foi homologado pelo Conselho Superior em 31/08 e publicado no Diário Oficial de 01/09.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br