No Dia Nacional da Defensoria Pública (19/5), Defensores paulistas realizam atividades de educação em direitos em cerca de 60 unidades de acolhimento e de internação no Estado
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
No Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado ontem (19/5), Defensores Públicos paulistas que atuam na área de infância e juventude visitaram cerca de 60 unidades de acolhimento institucional e de internação em todo o Estado. As atividades fizeram parte da campanha nacional “Crianças e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente”.
O Defensor Público Diego Vale de Medeiros, coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria, fez uma avaliação positiva sobre as atividades realizadas. “As visitas foram muito importantes, pois nos demonstraram como é frutífero manter uma proximidade com as direções dessas instituições. O Núcleo passa a estar mais presentes em todas essas unidades”.
Na Capital, foram oito unidades visitadas. Na Fundação Casa do Brás, por exemplo, cerca de 210 adolescentes receberam uma cartilha elaborada pela Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), com ilustrações feitas pelo escritor e cartunista Ziraldo, a respeito dos principais direitos e deveres das crianças e adolescentes. Os jovens também aproveitaram para tirar dúvidas com os Defensores sobre diversos temas relacionados a essa temática.
a unidade de acolhimento institucional Edith Stein, zona leste da Capital, os Defensores discutiram os assuntos abordados na cartilha – como direito à saúde, educação, convivência familiar, e etc.