Defensoria Pública de SP realiza atendimentos no CIC e no CRAVI de São Vicente
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A população de São Vicente conta com mais dois postos de atendimentos da Defensoria Pública de SP na cidade. Desde abril, Defensores Públicos se revezam no atendimento à população no Centro de Integração da Cidadania (CIC) e no Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), ambos localizados no mesmo prédio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que fica na Rua José Gonçalves da Mota Junior, nº 212, na Vila Valença.
O atendimento no CIC São Vicente é realizado quinzenalmente, às quintas-feiras, das 9h às 12h. A Defensoria Pública presta no local a orientação jurídica e atendimento a demandas como divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, interdição, entre outros. Os agendamentos devem ser realizados por meio do telefone (13) 3467-2997 ou (13) 3467-5209, ou ainda presencialmente na recepção do CIC São Vicente. Todas as demandas urgentes serão atendidas imediatamente, sem a necessidade de agendamento.
Já os atendimentos no CRAVI são realizados quinzenalmente, às sextas-feiras, das 9h às 12h. No local, a Defensoria Pública presta orientação jurídica, o acompanhamento de vítimas e seus familiares em atos de processos em tramitação, inclusive, em audiências, oitivas, reuniões e outros procedimentos pertinentes à área jurídica, a elaboração de relatório dos casos atendidos para compartilhamento com a equipe de psicólogos e assistentes sociais, informação aos membros responsáveis do CRAVI da necessidade de inserção de vítimas em programas de apoio à vítima (PROVITA), entre outros. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (13) 3221-6921, ou presencialmente na recepção do CRAVI.
A Defensora Pública Paula Manzella Romano afirmou que se trata de mais um canal de acesso à justiça pela população mais carente. “O novo atendimento da Defensoria Pública no CIC propicia uma nova porta de acesso à justiça à população. Além disso, o atendimento no CRAVI vai conferir maior acolhimento aquelas pessoas fragilizadas no momento em que foram submetidas a um grande trauma”, disse.
Sobre o CIC e o CRAVI
O CIC e o CRAVI são equipamentos públicos destinados a promover e garantir a participação popular e formas alternativas de acesso à Justiça. Gerido pela Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, os equipamentos oferecem serviços e atividades que permitem aos cidadãos exercerem plenamente seus direitos, gerando a melhoria da qualidade de vida e atuando como um polo articulador de cidadania em regiões de alta vulnerabilidade social. O Cravi oferece apoio psicológico, social e jurídico, de forma gratuita, a vítimas diretas e indiretas de crimes violentos, como homicídio, latrocínio e ameaça. Já no CIC, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação para o consumidor oferecida pelo Procon, entre outros.
Serviço
Atendimento da Defensoria Pública no CIC São Vicente
Quando: quinzenalmente às quintas-feiras, das 9h às 12h
Agendamento: pelos telefones (13) 3467-2997 ou (13) 3467-5209, ou ainda presencialmente
Endereço: Rua José Gonçalves da Mota Junior, nº 212, Vila Valença – no prédio do CEJUSC
Atendimento da Defensoria Pública no CRAVI
Quando: quinzenalmente às sextas-feiras, das 9h às 12h
Agendamento: pelo telefone (13) 3221-6921, ou ainda presencialmente
Endereço: Rua José Gonçalves da Mota Junior, nº 212, Vila Valença – no prédio do CEJUSC