VIII Concurso de Ingresso na Carreira: 28 novos Defensores e Defensoras tomam posse
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.
Tomaram posse nesta sexta-feira (13) 28 novos Defensores e Defensoras Públicas, aprovados no recém finalizado VIII Concurso de Ingresso na Carreira. A posse administrativa ocorreu na sessão do Conselho Superior da instituição, presidida pelo Defensor Público-Geral, Davi Depiné.
A nova equipe de membros da Defensoria se soma ao quadro total de 772 profissionais – que promovem diariamente a missão constitucional de assistência jurídica integral a pessoas carentes, nas mais diversas áreas de atuação.
Flávia Stringari Machado, primeira colocada no concurso, disse em seu discurso em nome da turma que o momento da posse foi muito sonhado por todos/as. “Muitas renúncias e sacrifícios foram feitos pelo desejo de ingressar na Defensoria Pública de SP. A jornada que agora começa será ainda mais desafiadora. A Defensoria paulista é nacionalmente conhecida pela qualidade técnica de seus membros, pela organização institucional e pela atuação estratégica, que não ignora o DNA constitucional que encerra a razão de existir de Defensoria Pública. Ser Defensor e Defensora exige conhecimento técnico, mas também exige empatia, sensibilidade e coragem para servir aos oprimidos e humilhados”, disse.
O Defensor-Geral, Davi Depiné, afirmou que a Defensoria transforma a vida de quem ingressa na instituição e também a vida de quem utiliza seus serviços. Apontou, ainda, que o trabalho de Defensores e Defensoras é coletivo e envolve, além do engajamento pessoal, o apoio de amigos e familiares. Desejou que felicidades aos novos colegas pela escolha que fizeram.
Todos foram saudados também pelos demais integrantes do Conselho Superior da Defensoria. Uma solenidade festiva de posse está programada para ocorrer em 3 de abril, após término do curso de ingresso na carreira.